QUAIS SERÃO AS FUTURAS TENDÊNCIAS DO MARKETING DIGITAL?

Com a velocidade com que a tecnologia moderna está crescendo e evoluindo, os especialistas em marketing são forçados a desenvolver práticas cada vez melhores. A tendência social e da web de 2020 será caracterizada pela interação com o conteúdo.

Com o sempre presente marketing omnichannel, se você não conseguir acompanhar toda essa tecnologia, corre o risco de ficar sobrecarregado e não estar mais de acordo com a inovação. Estar ciente das tendências emergentes ou contínuas é uma parte vital de permanecer no topo do jogo. 

Mas quais serão as futuras tendências de marketing digital para 2020?

Com este artigo, abordarei todos os pontos mais importantes das redes sociais ao SEO, do marketing de vídeo à realidade aumentada.

Aqui está minha pequena previsão para desenhar idéias e idéias para o marketing 2020:

  1. Compras sociais no Instagram
  2. Chatbots inteligentes
  3. Marketing de conteúdo e SEO
  4. Realidade aumentada e conteúdo interativo
  5. Personalização
  6. Conteúdo em vídeo e transmissões ao vivo
  7. A posição zero no Google
  8. Assistentes de voz

1. Compras sociais no Instagram

As mídias sociais, como Instagram e Facebook, oferecem a possibilidade de atingir seu público-alvo de forma rápida e fácil, diminuindo o processo de compra. Há anos, dizemos que as mídias sociais se tornaram parte integrante do marketing on-line, por isso é natural que elas se tornem o lugar perfeito para vender.

De fato, de certa forma, os influenciadores “vendem” produtos há algum tempo nas redes sociais. Até agora, era possível conectar seu site a uma simples vitrine nas redes sociais, como a fornecida pelo Facebook, que é alimentada por um arquivo XML ou inserindo manualmente os produtos que apontam para a página do seu site. Mas tudo isso foi facilitado em 2019 com a introdução, no Instagram, das torneiras. Você vê um post com uma camiseta que você gosta? O toque é que o cartão do produto aparece com a possibilidade de comprá-lo, como em um e-commerce real (ultimamente ouvimos falar do chamado “comércio social“).

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2. Chatbots inteligentes

Eles já existem há anos. Mas eles são realmente tão eficientes que parecem uma pessoa humana? Provavelmente ainda não, no entanto, os chatbots baseados em IA oferecem uma enorme oportunidade de aumentar as vendas porque eles colecionam contatos, ajudam a fornecer respostas simples, economizam tempo e ajudam os clientes a obter a conversão.

Um chatbot também é usado para criar um contato inicial no site, ativando após alguns segundos e abrindo a janela de bate-papo com frases como “Olá, você precisa de ajuda?”. Em seguida, uma notificação aparece no seu smartphone ou no painel da plataforma de bate-papo, onde você pode responder. Mesmo esse tipo de abordagem, muito simples, estimula o usuário a interagir com sua página.

3. Marketing de conteúdo e SEO

“O conteúdo é rei” tem sido a premissa do marketing digital e continuará sendo o mesmo para o SEO em 2020

Conteúdo de alta qualidade permite que você mostre suas habilidades e autoridade. Eles também são recompensados ​​pelo Google e SEO, porque fornecem a melhor resposta para as perguntas de quem navega.

Portanto, insira textos úteis e descritivos, para ajudá-lo a posicionar melhor seu site e mostrar um pouco da personalidade da sua marca ao leitor. Por fim, não se esqueça de usar as páginas de Perguntas frequentes, úteis para fornecer uma resposta às consultas cada vez mais “humanas” e contextualizadas daqueles que usam a pesquisa por voz.

O novo algoritmo está dando cada vez mais importância ao conteúdo, pondo definitivamente fim a truques como preenchimento de palavras-chave ou “palavras-chave secas” e sem consoantes no texto.

4. Realidade aumentada e conteúdo interativo

Nos últimos anos, a realidade aumentada se tornou muito popular, graças aos filtros do Instagram e Snapchat. No marketing Ikea, por exemplo, adesenvolveu um aplicativo que permite aos usuários visualizar a aparência de uma peça de mobiliário que você gosta mesmo antes de comprá-la. Outro exemplo é o We-MakeUp, que desenvolveu no Facebook a possibilidade de experimentar um batom nos lábios com a simples câmera do smartphone.

Mesmo filtros Instagram pode ser usado para a marca, construindo-los em nenhum momento com programas como o AR SPARK.

5. Personalização

2020 será o ano do marketing personalizado, agora não há mais desculpas. Somos tão bombardeados com a mídia publicitária tradicional que, com o tempo, elas se tornam muito menos eficazes. Então, o que pode ser feito? Personalize sua promoção!

No seu boletim informativo, lembre-se do nome do destinatário com um “Ciao Antonio”, use conteúdo específico, como um carrinho abandonado, e nunca use conteúdo genérico demais.

A Dinamize (Ferramenta paga), o MailChimp e o MailUP oferecem muitas oportunidades para criar uma campanha de marketing por email personalizada, desde que você tenha coletado todos os dados corretos ao coletar os consentimentos para o envio do boletim.

6. Conteúdo em vídeo e transmissões ao vivo

Como ensinam as onipresentes histórias no Instagram, WhatsApp e Facebook, os vídeos foram uma importante ferramenta de marketing digital em 2019 e continuarão sendo assim para 2020 … Não negligencie vídeos ao vivo, mostre sua marca e aproxime-a do seu público.

Vídeos são o tipo de conteúdo que mais envolve o público, usa-os, trata-os e tenta fornecer uma imagem precisa da sua empresa.

7. A posição ZERO no Google

Não importa mais estar em primeiro lugar na SERP: a posição válida é apenas a ZERO. Um resultado zero é um resultado de pesquisa em que o Google fornece automaticamente a resposta para sua consulta de pesquisa na forma de um snippet. A posição zero é o único resultado que alguns usuários verão e clicarão. Como tal, é muito procurado e deve estar no centro de seus esforços de SEO.

Portanto, cuide da sua página do Google Meu Negócio, use os dados estruturados do schema.org, obtenha análises e SEO otimize seu site para que ele apareça com rich snippets.

8. Os assistentes de voz

Alexa, Google Home e Siri entraram em nossas casas e podemos esperar que-sejam usados ​​pelos consumidores até 2020 mais de 200 milhões de altofalantes inteligentes. Tornou-se normal dialogar com assistentes de voz, prontos para responder a nossos pedidos cada vez mais variados.

Portanto, comece a otimizar o conteúdo do seu site para pesquisa por voz, tornando-o mais conversacional. Uma ótima maneira de fazer isso é entrar na página de Perguntas frequentes, que contém todas as perguntas e respostas exatas que um usuário pode solicitar ao Alexa em serviço.

A web oferece maneiras em constante mudança para atingir seu público. Redes sociais, sites e e-commerce são o ponto de partida para qualquer estratégia de marketing digital na Web, portanto, é importante monitorá-los constantemente e identificar as tendências mais adequadas do momento para o seu negócio. A evolução é quase constante e contínua.

Você está interessado em criar sua vitrine no Instagram, Fazer Otimização em seu site ou outras demandas de projeto em Marketing. Fale aqui por whatsapp que iniciamos o seu projeto e logo começará a usar estas tendências para vender os produtos de sua empresa e aumentar a autoridade de sua marca. 

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